A gestão de riscos em TI tem ganhado cada vez mais espaço e prioridade no dia a dia das empresas. Não poderia ser diferente se levarmos em conta que, a cada dia, as rotinas e os processos organizacionais estão extremamente dependentes de ferramentas e recursos tecnológicos.

Pensando nisso, neste artigo vamos explicar o que é a gestão de riscos em TI, como ela funciona e suas principais vantagens para que você consiga otimizar essa área na sua empresa. Vamos lá?

O que é a gestão de riscos em TI

A gestão de risco em TI compreende uma série de práticas, procedimentos, padronizações e relações — preventivas e combativas— que garantem o funcionamento contínuo das operações empresariais suportadas por soluções de TI.

Esse gerenciamento é necessário porque a lista de riscos que podem danificar os processos e operações das empresas têm aumentado muito, o que inclui desde um simples problema em algum equipamento até ataques cibernéticos.

Cabe ao gestor da área de TI adotar processos que diminuam, previnam e lidem com os riscos que possam afetar a TI da corporação. Alguns deles são:

  • diminuir problemas e sinistros;
  • prevenir roubos de informações e outros tipos de ataques virtuais;
  • realizar backups e restaurações de dados da empresa;
  • adaptar a infraestrutura de TI para acomodar os demais processos de gestão;
  • adotar métricas e indicadores que permitam avaliar a eficiência das ferramentas e soluções usadas;
  • garantir o funcionamento dos sistemas e atividades ligadas a eles, entre outros.

Como funciona a gestão de riscos de TI

A função dos processos de gestão de riscos em TI varia de negócio para negócio conforme suas demandas, requisitos e recursos disponíveis (pessoal, tempo e financeiro). O planejamento dos processos e das medidas necessárias são:

  • implantação de níveis de acesso aos conteúdos do negócio conforme critérios previamente estabelecidos;
  • restrição ou proibição do acesso a páginas específicas;
  • exigência de validação de login e senha para ter acesso aos sistemas;
  • realização de apresentações e treinamentos sobre as práticas seguras para acessar os equipamentos de TI da empresa, bem como a internet;
  • adoção de proteção contra programas e conteúdos potencialmente prejudiciais.

Nem sempre as empresas contam com pessoal especializados nessa área. Nesses casos, a sugestão é contratar uma empresa especializada em governança de TI que ajude a implantação e monitoramento dessas práticas.

Quais são as principais vantagens da gestão de riscos

A adoção de uma gestão de riscos em TI é benéfica para a empresa por diversos motivos. Entre as vantagens, se destacam a diminuição dos custos das operações de TI, problemas decorrentes de panes e a maximização da segurança.

Essas vantagens acabam impactando diretamente no restante da empresa, evitando que outros setores façam inúmeras chamadas, solicitações de restauração de dados e arquivos, pedidos de serviços e reparos etc.

Afinal, quanto melhor a segurança das soluções tecnológicas, menor serão os problemas, gerando melhorias de desempenho.

Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de riscos em TI, que tal garantir um gerenciamento de arquivos eficiente e seguro nas nuvens? Nesse conteúdo você vai conhecer as vantagens do gerenciamento de arquivos na nuvem.

Deixe um Comentário

    Visão Geral de Privacidade

    Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.